O mercado de TI está em pleno crescimento. O avanço foi motivado pela pandemia e também pela transformação digital. Empresas que ainda não estão com seu processo digital estruturado têm que correr para não ficar atrás da concorrência.
A Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) estima um crescimento de 14,3% nos investimentos em tecnologia da informação no Brasil em 2022, com potencial para representar entre 2,5% e 3% dos investimentos globais em tecnologia da informação. Ou seja, é um mercado promissor e que irá exigir profissionais capacitados para atender a esta demanda.
Por isso, se você está pensando em entrar ou ter mais crescimento nesta área, continue lendo esse artigo, pois iremos te dar algumas dicas de como planejar a sua carreira na área de TI – Tecnologia da Informação.
O que é planejamento de carreira?
O planejamento de carreira consiste em uma série de objetivos, estratégias e planos de ação que identificam em qual estágio você está e aonde você quer chegar. Assim, você vai conseguir ter com clareza alguns insights importantes para que possa se desenvolver e evitar perda de tempo investindo em assuntos que não fazem parte do seu desenvolvimento profissional.
Como planejar a carreira em TI?
1) Planejamento
O primeiro passo é saber aonde ir, qual é o seu objetivo dentro da área de TI, aonde quer chegar e quais desafios precisa enfrentar.
Pense um pouco e defina em que ponto você está hoje e aonde quer chegar. Assim você vai saber quais são as suas capacitações e déficits que precisam ser melhorados.
O planejamento é fundamental, pois ele te dará um norte para que você possa colocar em prática um plano de ação e conseguir a vaga desejada ou mesmo, fazer os cursos necessários para que possa conquistá-la.
2) Defina metas
É importante separar as metas em blocos: metas a curto, médio e longo prazo. Assim, você saberá qual degrau que já conseguiu subir. Comemorar as pequenas vitórias é muito importante para que você continue motivado e pronto para o próximo desafio.
Um método muito usado para definir metas é o SMART, ou seja, as suas metas têm que ser:
S – Specific (Específicas): metas claras e objetivas.
M – Measurable (Mensuráveis): meta que possa ser medida em quantidade (preciso de dois cursos na área de front end, por exemplo).
A – Attainable (Atingíveis): não adianta colocar metas impossíveis. Elas têm que ser atingíveis para que você não se desmotive.
R – Relevant (Revelantes): a meta tem que estar de acordo com os objetivos propostos.
T – Time based (com prazo): por fim, você deve colocar um prazo determinado para atingir a meta, senão é muito provável que você não a conclua.
3) Auto-conhecimento
Outro ponto importante é fazer um processo de auto-avaliação e identificar quais são os seus pontos fortes e fracos. Assim, você saberá exatamente o que precisa desenvolver para que possa ocupar o cargo/emprego desejado. E claro, colocar em prática um plano de ação para aprimorar o que está lhe faltando.
4) Capacitação profissional
Depois de fazer o processo de auto-conhecimento, você poderá concluir que necessitará fazer alguns cursos ou desenvolver outras habilidades para alcançar seus objetivos. Além disso, mesmo que hoje você já possua todas as habilidades requeridas, não se esqueça que o mercado de TI é muito dinâmico e competitivo, portanto, fique atento às tendências para que possa se aperfeiçoar o quanto antes.
Por exemplo, hoje em dia, algumas linguagens estão em destaque e vão ser bastante requisitadas nos projetos de TI. Você sabe utilizar todas elas?
As 5 Linguagens de programação em destaque:
- Javascript
- C#
- Java
- Phyton
- Kotlin
Algumas empresas pedem certificações e se você não as tem, é preciso correr atrás para consegui-las. Atualizar-se constantemente é ponto fundamental para quem pretende atuar ou crescer na área de tecnologia.
5) Desenvolver hard, soft e cross skills
Já ouviu falar dessas habilidades? Elas são fundamentais para o crescimento profissional em qualquer área e, portanto, é importante você também ficar atento e verificar quais possui e quais você deverá aprender ou aprimorar dependendo do cargo almejado.
- Hard skills: são aquelas habilidades ligadas à área que se quer atuar.
No caso de TI, as mais comuns são: conhecer as linguagens de programação, inglês na maioria das vezes ou outra língua estrangeira, certificações na sua área de atuação, formação superior em Tecnologia da Informação e domínio de plataformas utilizadas em TI.
- Softs Skills: são habilidades emocionais que fazem toda a diferença na hora de exercer uma função. Elas podem ser aprendidas através de treinamento, cursos, coaching, etc.
As mais comuns são: inteligência emocional, empatia, gestão do tempo, comunicação interpessoal, trabalho em equipe, proatividade, criatividade, habilidade para resolução de problemas e conflitos, liderança, auto-confiança e capacidade analítica.
- Cross skills: são habilidades que você precisa aprender com o outro para desenvolver o seu trabalho. Ninguém trabalha sozinho, em um projeto de TI há várias outras áreas envolvidas e, para concluir um trabalho com sucesso, todos deverão aprender um pouco do que o colega faz.
Adotar o cross-skilling permite melhorar a compreensão sobre as atividades de colegas de trabalho e também a sua qualificação profissional.
6) Analise o mercado
O mercado de TI está em constante transformação e sendo assim, você vai ter que estar atento para modificar o seu planejamento de acordo com essas mudanças.
Além disso, revisite as suas metas de tempos em tempos para ver se elas ainda fazem sentido ou se você terá que readequá-las.
7) Networking
Nada melhor que ser indicado por aquele colega que te conhece e pode atestar a sua capacidade, não é? Então, invista em networking. Se faça presente, compartilhe ideias em grupos de interesse, mostre-se e crie conteúdos relevantes e que possam gerar visibilidade para o seu lado profissional.
8) Consultoria especializada
Se você tem dificuldade de fazer esse planejamento sozinho, conte com ajuda de profissionais que possam lhe auxiliar em compreender suas expectativas, alinhando-as aos seus objetivos e metas.
Outro ponto importante para aqueles que querem trabalhar em projetos específicos é contar com uma empresa de Outsourcing. Elas possuem grandes clientes que necessitam de profissionais em demandas sazonais para desenvolver seus projetos de TI. É uma excelente oportunidade para trabalhar dentro da área e se desenvolver profissionalmente.
A Bluecast é uma empresa especializada em outsourcing de TI e possui uma ampla rede de networking e parceiros. São mais de 500 profissionais cadastrados no Banco de Talentos capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda da empresa de acordo com sua necessidade.
Saiba mais sobre Outsourcing de TI:
https://bluecast.com.br/10-motivos-para-contratar-um-outsourcing-de-ti/