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Falta de profissionais de TI X Outsourcing

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A transformação digital e a incorporação de novas tecnologias no cotidiano das pessoas têm acelerado o desenvolvimento de novas soluções por parte das empresas e com isso, cresce também a procura por profissionais de TI especializados. Porém, este tipo de profissional está cada vez mais difícil de se contratar, sendo o Outsourcing uma boa solução para driblar esse problema.

É sobre isso que iremos falar neste artigo.

Os bons profissionais de TI estão em falta no mercado

De acordo com o relatório da Brasscom (Associação das Empresas de tecnologia da Informação e Comunicação) a falta de profissionais na área de TI vem se agravando ao longo do tempo. Atualmente, existem 53 mil pessoas formadas em áreas de tecnologia, porém, anualmente, a demanda por este tipo de profissional é de 159 mil posições. A associação estima que até 2025 exista um déficit de 530 mil talentos de TI.

Em uma pesquisa realizada pela Sambatech, 45,7% das empresas brasileiras mencionam que já estão implementando estratégias de transformação digital, 30,5% dessas empresas estão desenvolvendo uma estratégia para esse fim e apenas 1,9% ainda não possuem planos para abraçar essa mudança.  

Sendo assim, a procura por bons profissionais está acirrada e muitas empresas já encontram dificuldade em contratar colaboradores para executar seus projetos de tecnologia por falta de capacitação dos mesmos. Profissionais digitais, engenheiros de softwares, programadores, desenvolvedores, arquitetos de soluções, cientista de dados, designers, são algumas das funções para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às demandas do mercado de cada setor, assim como, a satisfação de navegação e compra dos seus usuários que estão cada vez mais exigentes.

Atrelado à falta de qualificação dos profissionais, também existe a grande concorrência com o mercado externo. Com a pandemia, o trabalho remoto se popularizou e a possibilidade de trabalhar para empresas fora do país, com um salário muito maior, também, o que gerou um êxodo de profissionais de TI, principalmente daqueles com mais capacidade técnica e conhecimento de outros idiomas.

O fato se agrava porque hoje, para que um talento permaneça na empresa é preciso oferecer a ele muito mais que o salário. É muito importante que seja oferecido também treinamentos, pacote de benefícios, plano de carreira, flexibilidade de horários, além de reconhecimento e desafios para alavancar sua carreira. O profissional tem que perceber que seu valor está sendo reconhecido. Algumas empresas já estão caminhando para esse tipo de filosofia de trabalho, mas ainda há muito a ser feito no Brasil.

Essa é uma mudança contínua e que demanda também uma quebra de paradigmas nas empresas. Além disso, será necessário mais investimento governamental em tecnologia, formação e fomento para empresas de base tecnológica. 

A boa notícia é que existe uma excelente solução para driblar a dificuldade de contratação de profissionais de TI nas empresas – o Outsourcing que consiste em terceirizar o setor de TI ou uma parte dele com o objetivo de realizar os processos e projetos desta área, com mais expertise, agilidade permitindo à empresa contratante ficar focada em seu core business.

Quais os benefícios do Outsourcing?

Quando uma empresa contrata um serviço de outsourcing ela ganha em expertise do profissional alocado, alto desempenho nos projetos de TI e reduz seus custos, pois geralmente, este tipo de profissional é mais custoso. O Outsourcing agrega valor à empresa e ajuda no crescimento do negócio, pois com a terceirização de algumas atividades é possível reduzir custos operacionais e melhorar processos de produção. Outras vantagens do Outsourcing são:
  1. Agilidade
Os profissionais terceirizados ficam sempre disponíveis para atender às demandas do projeto contratado.
  1. Alta performance
Com a contratação de um Outsourcing de TI, a empresa consegue manter sua infraestrutura de tecnologia de forma contínua e com segurança, minimizando erros e potencializando os recursos disponíveis.
  1. Produtividade
Os profissionais terceirizados focam no projeto contratado com disponibilidade, com os recursos necessários e asseguram a qualidade e agilidade na resolução dos problemas.
  1. Profissionais sempre treinados e atualizados
Os profissionais de uma empresa de Outsourcing estão sempre atualizados com as novas linguagens de programação e softwares.
  1. Controle de gastos
Os custos já estão mensurados na contratação dos profissionais e a empresa não terá surpresas extras.
  1. Foco no core business
O profissional contratado irá manter seus esforços no projeto e os colaboradores da equipe interna de TI poderão ficar à disposição para atender às demandas dos departamentos, focando no core business.
  1. Foco no core business
As empresas de outsourcing geralmente possuem processos e métodos que buscam otimizar os procedimentos internos para alcançar mais eficiência e qualidade dos projetos.
  1. Projetos com tempo determinado
No outsourcing, a empresa poderá contratar profissionais altamente capacitados para realizar apenas o projeto em um tempo determinado.
  1. Foco no core business
Uma empresa especialista possui infraestrutura para guardar códigos, documentos e arquivos e a empresa não precisará se preocupar com essas questões.
  1. Consultoria
Uma boa empresa de outsourcing de TI fornece consultoria aos seus clientes quanto a escolha dos profissionais adequados, melhores serviços e softwares para a necessidade do projeto. Ao contratar uma empresa de Outsourcing de TI é importante avaliar as capacitações técnicas dos profissionais que fazem parte do Banco de Talentos da mesma, projetos já realizados, credibilidade e experiência no mercado. A Bluecast pode te ajudar em todo esse processo. Temos uma ampla rede de networking e parceiros e possuímos em nosso Banco de Talentos acima de 500 profissionais capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade.