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O que é e como torná-la um diferencial competitivo

Gestão humanizada – o que é e como torná-la um diferencial competitivo

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O maior desafio das empresas é aumentar a sua produtividade, reduzindo custos e oferecer aos clientes a melhor jornada de compras. Tudo isso só é possível se a organização contar com excelentes profissionais, comprometidos, motivados e que proporcionem boas ideias e estratégias assertivas. Além disso, reter esses talentos também é uma tarefa e tanto. Neste aspecto, adotar uma gestão humanizada na organização pode ajudar muito.

Neste artigo, vamos mostrar o que é e como tornar a gestão humanizada uma vantagem competitiva para sua empresa.

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada consiste em um modelo de liderança que é baseado nas boas condições de trabalho e bem-estar dos colaboradores, afinal são eles que fazem a empresa crescer e geram inovações. Esse conceito considera o funcionário com todas as suas particularidades, expectativas, dificuldades, ou seja, ele não é somente mais um número na empresa, ele é um ser que precisa ser ouvido.

O mundo corporativo é geralmente muito estressante e repleto de cobranças. Não é à toa que muitos colaboradores sofrem burnout. A gestão humanizada busca desenvolver um ambiente saudável mesmo com toda a pressão por cumprimento de metas e resultados, aproximando os líderes dos seus colaboradores, criando um laço de confiança e companheirismo. E sabemos que trabalhar em um ambiente saudável é a melhor forma de ter mais criatividade, motivação e produtividade.

Além disso, ter uma gestão humanizada na empresa é uma boa estratégia para melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade e reter talentos.

A gestão humanizada se baseia em 5 pilares:

1.    Entender quem são seus colaboradores

Entender quem são seus colaboradores, não somente no ambiente de trabalho, mas também fora dele, é essencial para aplicar a estratégia de gestão humanizada. Assim, pode-se compreender quais são as suas necessidades e como podemos melhorar as condições de trabalho, além de tratá-lo com total respeito e apoiá-lo em todos os pontos de contato dentro da empresa.

A gestão humanizada começa a funcionar quando os líderes compreendem os perfis e competências de seus funcionários e atribuem funções e atividades compatíveis a cada um deles.

2.    Comunicação

A comunicação é importante para que todos tenham as mesmas informações.

Engloba também saber ouvir e ser empático, ou seja, o gestor deve estar aberto a ouvir e entender o que seus colaboradores têm a dizer e devem comunicar com transparência todas as ações pertinentes ao trabalho.

Por isso, promover reuniões periódicas é muito importante para um bom ambiente de trabalho. Além disso, incentivar que haja uma boa convivência dentro da própria equipe e com outros departamentos. Quanto maior a integração dentro da empresa, melhor será o nível de engajamento e colaboração.

3.    Estar acessível

A liderança humanizada tem a característica de estar sempre acessível, ou seja, o líder tem que ser presente no dia a dia da equipe, saber distribuir tarefas, acompanhá-las, tirar dúvidas e apoiar seus colaboradores. Outra premissa, é que o gestor saiba escutar democraticamente todas as sugestões, ideias e aproveitá-las de forma vantajosa para a empresa.

4.    Valorização

Muito mais que um bom salário, o colaborador quer se sentir parte da empresa, poder expressar suas ideias e ser valorizado, sabendo que pode também crescer e ter mais oportunidades.

O líder deve dar o feedback adequado, ou seja, valorizar os pontos positivos com incentivos, premiações e até desafios que o estimulem, e apontar os que precisam ser melhorados com sugestões e orientações para aprimorar o desenvolvimento do funcionário.

5.    Promover um ambiente de bem-estar

Quando os colaboradores se sentem bem, felizes e valorizados, eles têm um melhor convívio e comprometimento com suas atividades, consequentemente, a produtividade aumenta.

Respeitar os horários de trabalho e entregar o básico é essencial: local confortável, seguro e com infraestrutura. Porém, muito mais que isso, na gestão humanizada, deve-se promover um ambiente de bem-estar para que o colaborador realmente sinta que está em um local propício para se desenvolver e crescer. Algumas empresas além de incentivos e premiações, promovem também cursos, salas de massagem, ginástica laboral, leitura, entre outras atividades. Ou seja, a gestão humanizada consiste em um conjunto de boas práticas para que o colaborador se sinta bem e queira permanecer na empresa.

Benefícios da Gestão Humanizada

Adotar a gestão humanizada é um processo que gera benefícios não somente ao funcionário, mas também às empresas e clientes, isso porque colaboradores felizes e valorizados atendem melhor os clientes e promovem ações para que ele tenha sempre uma melhor jornada de compra.

As empresas que participaram de um estudo do Projeto Empresas Humanizadas no Brasil, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), declararam que houve um aumento na satisfação dos clientes em 240% e de 225% entre seus colaboradores depois que adotaram a gestão humanizada.

Podemos ainda citar outros benefícios para as empresas que possuem gestão humanizada:

  • Experiência positiva do colaborador

    Aplicando a gestão humanizada, o primeiro efeito será a satisfação dos colaboradores que se sentirão mais valorizados, ouvidos e respeitados dentro do ambiente de trabalho. Consequentemente, isso gera um efeito em toda a empresa, melhorando muito o clima organizacional também.

  • Melhor produtividade e engajamento

    No momento em que o colaborador se sente valorizado e respeitado dentro da empresa, ele passa a ter uma conexão maior com ela e com seus líderes, gerando laços de confiança. Isso faz com que ele se engaje mais com os resultados a serem alcançados e consequentemente, sua motivação e produtividade também aumenta, propondo sempre inovações e melhorias nos processos.

  • Retenção de talentos

    Um dos grandes desafios do RH é reter talentos e diminuir o turn over.

    Sabemos que atualmente, o profissional quer muito mais que um bom salário. Ele também quer um ambiente saudável e propício para seu desenvolvimento, que é a premissa da gestão humanizada.

    Se ele possui boas perspectivas para crescer dificilmente irá querer sair da empresa.

  • Recrutamento assertivo

    Com a filosofia da gestão humanizada implementada, o recrutador já atenderá aos princípios de empatia e transparência, ficando assim, mais fácil conversar com o entrevistado para conhecê-lo e colocá-lo na vaga que melhor se adequa ao seu perfil. Essa precisão na contratação ajuda na melhor performance do novo funcionário e também a diminuir o turn over.

Como implementar a gestão humanizada na empresa?

Implementar a gestão humanizada é um processo cultural que deve ser instituído na empresa. Exige muito trabalho e empenho do RH e também dos líderes para que se torne efetiva.

O foco tem que ser as pessoas e não a produção, valorizando-as e tornando-as o centro da gestão. Além disso, é necessário ter um planejamento de ações que favoreçam o crescimento e motivação do colaborador, tornando o clima organizacional mais saudável. Possuir onboarding adequado, política de incentivos e bons pacotes de benefícios também serão muito bem-vindos.

Os líderes devem ter uma atenção especial, pois necessitam estar preparados para dar o apoio necessário e orientar as ações dos colaboradores, sempre pensando na flexibilidade e respeito das relações empregado X empregador. Aqui vale promover treinamentos técnicos de liderança e também comportamentais que lhes dêem subsídios para aprender a lidar melhor com os funcionários, tendo uma gestão mais democrática e empática.

É preciso adaptar as regras existentes na empresa substituindo os processos que não condizem mais à nova realidade.

Como vimos, a gestão humanizada traz muitos benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa e deve atingir todos os níveis da organização, afinal, o exemplo vem sempre de cima!

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