O mercado de terceirização de profissionais de TI vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos impulsionado pela demanda por serviços de tecnologia em diversas áreas de negócios. De acordo com um estudo da Global Market Insights, o mercado de terceirização de TI deve alcançar US$ 500 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual de cerca de 7,5% entre 2020 e 2026, incluindo o setor de outsourcing de profissionais de tecnologia devido a pouca mão de obra para a demanda alta de projetos.
Continue lendo esse artigo e veja como o outsourcing de TI pode ser o caminho para a inovação tecnológica da empresa com redução de custos.
O caminho da transformação tecnológica
Com a transformação digital, as organizações se tornaram dependentes do sucesso de aplicativos e desenvolvimento de sistemas vindos de TI e, para não perderem vantagem competitiva, estão buscando modernizar sua operação através da automação de processos e Inteligência artificial. Além disso, com as migrações de softwares e serviços para a nuvem, desenvolvimento e manutenção de aplicativos e sistemas, a terceirização de TI está sendo uma solução muito vantajosa para alavancar o crescimento dos negócios, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos. Com isso, a área de TI está apresentando uma demanda crescente de projetos, porém com poucos profissionais qualificados para atender a este aumento.
De acordo com o relatório da Brasscom (Associação das Empresas de tecnologia da Informação e Comunicação) a falta de profissionais na área de TI vem se agravando ao longo do tempo. Atualmente, existem 53 mil pessoas formadas em áreas de tecnologia, porém, anualmente, a demanda por este tipo de profissional é de 159 mil posições. A associação estima que até 2025 exista um déficit de 530 mil talentos de TI.
Neste cenário, o outsourcing permite que as empresas terceirizem tarefas específicas para especialistas externos, reduzindo a necessidade de contratar e manter uma equipe interna de TI, o que pode gerar economia de custos significativa. Além disso, o outsourcing pode ser uma estratégia para ter dentro da empresa, expertise, tecnologias e inovações avançadas a um custo acessível.
Principais tendências no mercado de tecnologia
1. De acordo com o relatório da Gartner, a terceirização de serviços gerenciados de nuvem deve crescer a uma taxa anual de 19,5% até 2025.
2. Com o aumento de ameaças cibernéticas, muitas empresas estão buscando soluções de segurança mais robustas o que impulsiona o crescimento por terceirização deste setor, incluindo monitoramento de ameaças, gerenciamento de identidade e acesso, e gerenciamento de vulnerabilidades.
3. O relatório do Gartner destaca a crescente demanda por serviços de terceirização de inteligência artificial (IA), à medida que mais empresas buscam aproveitar os benefícios da IA para melhorar a eficiência e a produtividade, incluindo serviços de análise de dados, processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagem.
4. Além da IA, o relatório do Gartner destaca que as empresas estão cada vez mais buscando serviços de terceirização de outras tecnologias emergentes, incluindo blockchain, Internet das Coisas (IoT) e realidade aumentada/virtual (AR/VR).
Para atender essa demanda, cada vez mais são necessários profissionais especializados em tecnologia de ponta como engenheiros de softwares, programadores, desenvolvedores, arquitetos de soluções, cientista de dados e designers. Com a falta de profissionais disponíveis no mercado, o outsourcing de profissionais de TI torna-se uma excelente solução que traz muitas vantagens, entre elas, a redução de custos e aumento da produtividade.
Vantagens do outsourcing de TI
Expertise do profissional
Uma das principais vantagens do outsourcing de profissionais de TI é a possibilidade de contratar desenvolvedores externos para projetos específicos. Ao fazer isso, as empresas podem evitar a necessidade de contratar funcionários em tempo integral. Além disso, ao terceirizar o desenvolvimento de projetos, as empresas podem se beneficiar do conhecimento especializado de profissionais experientes que trazem novas ideias e práticas de mercado.
Redução de prazo de entrega do projeto
Como as equipes externas de TI são especializadas em projetos específicos, elas podem trabalhar com eficiência e rapidez para entregar projetos dentro do prazo e orçamento acordados. Isso pode ajudar as empresas a lançar produtos no mercado mais rapidamente, ganhando vantagem competitiva.
Agilidade e produtividade
Os profissionais terceirizados ficam sempre disponíveis para atender às demandas do projeto contratado. Por serem capacitados em determinado assunto, consegue resolver o problema com agilidade e sua empresa não perde produtividade, focando em seu core business.
Profissionais sempre treinados e atualizados
Os profissionais de uma empresa de Outsourcing estão sempre atualizados com as novas linguagens de programação e softwares.
Controle de gastos
Os custos já estão mensurados na contratação dos profissionais e a empresa não terá surpresas extras.
Foco no core business
O profissional contratado irá manter seus esforços no projeto e os colaboradores da equipe interna de TI poderão ficar à disposição para atender às demandas dos departamentos. Assim, a empresa gera mais produtividade e foca no seu core business, sem perder tempo procurando soluções que não tem profundo conhecimento.
Segurança
Uma empresa especialista possui infraestrutura para guardar códigos, documentos e arquivos e a empresa não precisará se preocupar com essas questões.
Redução de custos
Uma das principais vantagens do outsourcing é a redução de custos, já que a empresa contratada se responsabiliza por todos os gastos com contratação, treinamento e benefícios dos profissionais de TI. Além disso, também possui mais segurança para armazenamento de dados e infraestrutura, reduzindo ainda mais os custos para a empresa contratante.
Consultoria
Uma boa empresa de outsourcing de TI fornece consultoria aos seus clientes quanto a escolha dos profissionais adequados, melhores serviços e softwares para a necessidade do projeto.
Ao contratar uma empresa de Outsourcing de TI é importante avaliar as capacitações técnicas dos profissionais que fazem parte do Banco de Talentos da mesma, projetos já realizados, credibilidade e experiência no mercado.
A Bluecast pode te ajudar em todo esse processo. Temos uma ampla rede de networking e parceiros e temos em nosso Banco de Talentos acima de 500 profissionais capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade.