Outsourcing é caro? Para responder a esta pergunta, a empresa terá que colocar no papel todas as vantagens e desvantagens de contratar uma equipe interna para desenvolver seus projetos de TI ou contratar uma empresa de outsourcing.
Primeiramente, vamos esclarecer o que é o Outsourcing. É a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos desta área, com mais expertise, agilidade e liberando a empresa contratante para focar em seu core business.
Vale a pena ter uma equipe interna de TI?
O mercado atual está em constante evolução e a pandemia da COVID-19 acelerou ainda mais o processo de transformação digital. As empresas tiveram que se readequar e pensar em alternativas para aumentar sua produtividade, se globalizar e se diferenciar da concorrência. Com isso, as demandas para a área de Tecnologia da Informação também cresceram e consequentemente, aumentou a necessidade de contratação de profissionais especializados no mercado.
Sendo assim, tornou-se necessário ter uma equipe de TI capacitada e com expertise para realizar projetos novos.
Esse tipo de profissional é mais custoso e também difícil de achar disponível no mercado. Além disso, para contratar um time interno de TI é necessário também considerar a infraestrutura necessária, treinamentos e atualizações.
Também deverão ser considerados os custos com a efetivação do colaborador CLT que incluem: férias, 13° salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Todos esses valores, por muitas vezes inviabiliza o projeto a ser desenvolvido.
Quais as vantagens em contratar uma empresa de Outsourcing de TI?
Atualmente a terceirização de um setor ou colaborador tornou-se mais comum nas empresas que precisam reduzir seus custos e viabilizar projetos sazonais.
Um bom parceiro de outsourcing de TI irá propor soluções que se encaixem às necessidades da empresa a fim de ajudar no seu crescimento, contribuindo também com sua expertise, qualidade e inovação.
Vamos citar aqui algumas vantagens do outsourcing de TI:
Redução de custos
A redução de custos é um dos fatores mais considerados quando a empresa decide terceirizar. A empresa de outsourcing fica responsável por fornecer o profissional com as habilidades necessárias à demanda solicitada, além de arcar com os encargos financeiros, controlar os prazos de entrega, treinamentos e assegura a qualidade do projeto contratado.
Alta performance
Com a contratação de um Outsourcing de TI, a empresa consegue manter sua infraestrutura de tecnologia de forma contínua e com segurança. Além disso, existe um planejamento a ser seguido pela equipe contratada, melhorando a gestão da tecnologia, minimizando erros e potencializando os recursos disponíveis.
Produtividade
Os profissionais terceirizados focam no projeto contratado com disponibilidade, com os recursos necessários e asseguram a qualidade e agilidade na resolução dos problemas. Assim, a empresa ganha mais produtividade, focando em seu core business.
Profissionais sempre treinados e atualizados
Os profissionais de uma empresa de Outsourcing estão sempre se atualizando com as mais novas linguagens de programação e softwares. Ou seja, a empresa economizará em treinamento e ainda ganhará com a expertise deste colaborador que trará soluções inovadoras ao negócio.
Controle de gastos
Os custos já estão mensurados na contratação dos profissionais e a empresa não terá surpresas extras.
Foco no core business
O profissional contratado irá manter seus esforços no projeto e os profissionais da equipe interna de TI poderão ficar à disposição para atender às demandas internas dos departamentos. Assim, a empresa gera mais produtividade e foca no seu core business, sem perder tempo procurando soluções que não tem profundo conhecimento.
Otimização de processos
As empresas de outsourcing geralmente possuem processos e métodos que buscam otimizar os procedimentos internos para alcançar mais eficiência e qualidade dos projetos. Isso acelera a entrega dos trabalhos e garante que a parte operacional funcione de acordo com o planejado. E, a equipe interna poderá ser remanejada para funções mais estratégicas.
Projetos com tempo determinado
Caso a empresa possua um projeto específico como uma implantação de ERP, por exemplo, não é vantagem contratar via CLT um profissional. Com o outsourcing, ela poderá contratar profissionais altamente capacitados para realizar apenas o projeto em um tempo determinado.
Segurança
Uma empresa especialista possui infraestrutura para guardar códigos, documentos e arquivos e a empresa não precisará se preocupar com essas questões.
Consultoria
Uma boa empresa de outsourcing de TI fornece consultoria aos seus clientes quanto a escolha dos profissionais adequados, melhores serviços e softwares para a necessidade do projeto.
O que deve ser considerado na hora da escolha?
Considerando os prós e contras é possível avaliar qual a melhor opção para seu negócio, ou seja, internalizar a equipe de TI ou contratar profissionais de uma empresa de outsourcing.
Ao contratar uma empresa de Outsourcing de TI é necessário ter planejamento e organização e que se procure por aquelas com credibilidade e experiência no mercado.
A Bluecast pode te ajudar em todo esse processo. Temos uma ampla rede de networking e parceiros onde selecionamos profissionais capacitados para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade e prontos para iniciar o trabalho.