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Como funciona o Outsourcing de TI

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Muitas empresas já comprovaram que o Outsourcing de TI é uma excelente alternativa para tirar do papel alguns projetos sazonais ou que exigem capacidade técnica específica, além de driblar a falta de profissionais no mercado.

Um relatório da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que poderá ter um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025, no Brasil. Por isso, é preciso se preparar para que sua empresa não perca vantagem competitiva por falta de inovação e de profissionais no mercado.

Mas, você sabe como funciona um Outsourcing de TI? É sobre isso que iremos falar neste artigo.

O que é Outsourcing?

Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos desta área, com mais expertise, agilidade permitindo à empresa contratante ficar focada em seu core business. Além disso, quando a organização contrata um serviço de outsourcing ela ganha também em expertise do profissional alocado, alto desempenho nos projetos de TI e reduz seus custos, pois geralmente, este tipo de profissional é mais custoso e também difícil de se contratar justamente pela alta procura.

O Outsourcing agrega valor à empresa e ajuda no crescimento do seu negócio. Com a terceirização de algumas atividades é possível reduzir custos operacionais e melhorar processos de produção.

Quais são os tipos de Outsourcing de TI?

Existem três modalidades de Outsourcing de TI: offshore, nearshore e onshore.

Offshore

Nesse tipo de outsourcing, a alocação dos processos e infraestrutura é feita em países estrangeiros para prestar serviços tecnológicos. O benefício para essas empresas ao contratar um Offshore Outsourcing é o de redução de custos e menos despesas trabalhistas. Porém, a língua e culturas locais podem ser um entrave para a comunicação e realização do trabalho.

Nearshore

No Nearshore Outsourcing, a empresa contratante está também localizada no exterior, porém, mais próximo ao país em que está contratando os profissionais.

O principal benefício continua sendo a redução de custo com a mão de obra especializada, mas neste modelo há também as vantagens do fuso horário, cultura e idioma, facilitando a comunicação entre empregado e empregador.

Onshore

A contratação do profissional acontece dentro do próprio país e com isso, as vantagens, além da redução de custos, são a cultura, idioma, interação mais rápida com o projeto e a equipe, pagamento na mesma moeda, facilidade ao local de trabalho em caso de ser presencial, maior controle das atividades do colaborador, cumprimento das leis trabalhistas e possibilidade de auditorias.

Como saber quando sua empresa precisa de um serviço de Outsourcing?

Geralmente, médias e pequenas empresas são as que mais têm vantagens ao contratar um Outsourcing por conta de custos altos para se ter uma equipe completa de TI dentro da empresa. Mas grandes corporações também são muito beneficiadas, principalmente pela expertise e capacidade técnica dos profissionais que são alocados.

Alguns fatores também são indícios de que sua empresa precisa de um Outsourcing:

  • Quando sua empresa precisa reduzir os custos

Sua empresa fará um investimento em outsourcing de TI, porém este, contribuirá para que se tenha uma equipe interna mais enxuta para atender às suas solicitações, proporcionando redução de custos com equipe, manutenção e treinamento.

  • Quando sua empresa precisa de Know-how especializado

Para alguns projetos, é necessário que o profissional possua conhecimentos específicos e isso exige investimento e tempo para adquirir a expertise necessária.

  • Quando sua empresa tem urgência em desenvolver um projeto

Pode ser que sua empresa possua equipe qualificada para o projeto em si, mas se o prazo é apertado, então, precisará de pessoal terceirizado para te ajudar. A vantagem é que na contratação de outsourcing, sua empresa pode determinar o tempo que o profissional ficará alocado até a finalização do projeto.

Quais as vantagens de um serviço de Outsourcing de TI?

  1. Agilidade
Os profissionais terceirizados ficam sempre disponíveis para atender às demandas do projeto contratado.
  1. Alta performance
Com a contratação de um Outsourcing de TI, a empresa consegue manter sua infraestrutura de tecnologia de forma contínua e com segurança, minimizando erros e potencializando os recursos disponíveis.
  1. Produtividade
Os profissionais terceirizados focam no projeto contratado com disponibilidade, com os recursos necessários e asseguram a qualidade e agilidade na resolução dos problemas.
  1. Profissionais sempre treinados e atualizados
Os profissionais de uma empresa de Outsourcing estão sempre atualizados com as novas linguagens de programação e softwares.
  1. Controle de gastos
Os custos já estão mensurados na contratação dos profissionais e a empresa não terá surpresas extras.
  1. Foco no core business
O profissional contratado irá manter seus esforços no projeto e os colaboradores da equipe interna de TI poderão ficar à disposição para atender às demandas dos departamentos, focando no core business.
  1. Otimização de processos
As empresas de outsourcing geralmente possuem processos e métodos que buscam otimizar os procedimentos internos para alcançar mais eficiência e qualidade dos projetos.
  1. Projetos com tempo determinado
No outsourcing, a empresa poderá contratar profissionais altamente capacitados para realizar apenas o projeto em um tempo determinado.
  1. Segurança
Uma empresa especialista possui infraestrutura para guardar códigos, documentos e arquivos e a empresa não precisará se preocupar com essas questões.
  1. Consultoria
Uma boa empresa de outsourcing de TI fornece consultoria aos seus clientes quanto a escolha dos profissionais adequados, melhores serviços e softwares para a necessidade do projeto.

E como funciona o Outsourcing de TI e a contratação de um profissional?

Na era da transformação digital, o grande desafio é se destacar no mercado e oferecer aos seus clientes cada vez melhores experiências e jornadas de compra. Neste processo, o departamento de TI é um dos grandes responsáveis por realizar essas ações.

Com as equipes cada vez mais enxutas e a necessidade de reduzir custos, o Outsourcing surge como uma excelente opção, além de cumprir prazos e desenvolver projetos de alta performance.

É muito fácil fazer a contratação de um profissional capacitado através do Outsourcing:

– Sua empresa demanda um projeto específico e determina o prazo para entrega;

– A empresa de Outsourcing irá analisar o projeto para entender todo o escopo, objetivos e quais as capacidades técnicas que o profissional deverá possuir para atender a demanda solicitada;

– Através da sua rede de networking ou Banco de talentos, a empresa de Outsourcing irá selecionar os profissionais que mais de adequarem ao projeto e apresentá-los à contratante. Esta, por sua vez, poderá escolher aquele que mais estará de acordo com a demanda e também, com a cultura da empresa.

– O contrato poderá ser feito no tempo estipulado e todos os custos já são pré-calculados;

– A grande vantagem é que todos os custos da contratação, treinamento, acompanhamento do projeto e administração do contrato ficará por conta da empresa de Outsourcing. Ou seja, sua empresa só precisará se preocupar com o seu core business.

Ao contratar uma empresa de Outsourcing de TI é importante avaliar as capacitações técnicas dos profissionais que fazem parte do Banco de Talentos da mesma, projetos já realizados, credibilidade e experiência no mercado.  

 

A Bluecast pode te ajudar em todo esse processo. Temos uma ampla rede de networking e parceiros e temos em nosso Banco de Talentos acima de 500 profissionais capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade.