O tema transformação digital está em evidência e muitas empresas já entenderam que precisam se adaptar a ela para competir no mercado. Ela envolve não somente a tecnologia, mas também a cultura da empresa e nesse processo, o outsourcing pode ser um grande aliado.
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Boa leitura!
Por que utilizar o outsourcing é importante?
De acordo com a consultoria IDC Brasil, as perspectivas para o mercado brasileiro de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em 2023 são favoráveis com um avanço de 5%, aproximando-se de um total de US$ 80 bilhões, sendo 3% em Telecom e de 6,2% em TI, que conta com crescimento de investimento nas empresas por Softwares e Cloud. Portanto, não é à toa que os negócios estão focando mais na implementação da sua transformação digital.
Com essa demanda crescente para contratação de serviços de TI, a procura por bons profissionais no mercado também aumenta e algumas empresas já enfrentam dificuldade na contratação desta mão de obra.
Um relatório da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que poderá ter um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025, no Brasil. Ou seja, será cada vez mais difícil contratar profissionais qualificados e especializados em determinadas tecnologias. Uma solução para isso é contar com a terceirização de profissionais de TI através de um outsourcing.
O que é Outsourcing?
Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos desta área, com mais expertise, agilidade permitindo à empresa contratante ficar focada em seu core business. Além disso, quando a organização contrata um serviço de outsourcing ela ganha também em expertise do profissional alocado, alto desempenho nos projetos de TI e reduz seus custos, pois geralmente, este tipo de profissional é mais custoso e também difícil de se contratar justamente pela alta procura.
O Outsourcing agrega valor à empresa e ajuda no crescimento do seu negócio. Com a terceirização de algumas atividades é possível reduzir custos operacionais e melhorar processos de produção.
Por que contratar um outsourcing?
Contratar uma empresa que terceiriza profissionais de tecnologia através de um outsourcing traz muitas vantagens para as empresas:
1. Especialização e conhecimento técnico: As empresas de outsourcing possuem em seu banco de talentos, especialistas altamente qualificados em diversas áreas de TI. Eles possuem conhecimentos atualizados sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas do setor que irão ajudar a impulsionar seus projetos de TI e te ajudar a alavancar a sua transformação digital.
2. Flexibilidade e escalabilidade: Com o outsourcing é possível ajustar a equipe de acordo com as necessidades do projeto, aumentando ou diminuindo a quantidade de profissionais, conforme necessário. Isso permite uma maior escalabilidade e eficiência na utilização dos recursos de TI, evitando sobrecarga ou ociosidade.
3. Redução de custos: Contratar e treinar profissionais de TI internamente pode ser um processo custoso. Com a terceirização, você pode economizar custos associados à contratação, treinamento, benefícios e infraestrutura de TI. Geralmente, uma empresa de outsourcing oferece o projeto por horas trabalhadas ou modelos flexíveis para que a empresa tenha maior controle de gastos.
4. Foco no core business: Ao terceirizar a parte de tecnologia para uma empresa especializada, é possível concentrar os recursos e esforços para o seu core business, ou seja, para as atividades principais e estratégicas da organização.
5. Acesso a tecnologias e ferramentas avançadas: As empresas de outsourcing de TI têm acesso a recursos tecnológicos avançados e ferramentas especializadas. Isso pode incluir software, infraestrutura, sistemas de gestão, metodologias de desenvolvimento, entre outros. Ao terceirizar, a empresa se beneficia com isso, sem precisar investir em sua aquisição e manutenção internamente.
6. Redução de riscos: A empresa de outsourcing será a responsável por administrar todos os colaboradores e recursos, contratações, supervisão, lidar com questões de segurança e garantir a qualidade do trabalho entregue. Isso ajuda a reduzir os riscos operacionais e técnicos para sua organização.
Como contratar uma empresa de outsourcing de TI?
Para que se tenha um melhor aproveitamento no desenvolvimento dos projetos de TI, é importante contar com uma empresa de outsourcing experiente e com credibilidade, pois é ela quem irá alocar os profissionais na sua empresa e fazer toda a gestão do projeto contratado.
Por isso, aqui vão algumas dicas para escolher a empresa de outsourcing que mais se adequa ao seu projeto.
1. Avalie suas necessidades: Antes de iniciar o processo de contratação, identifique suas necessidades e objetivos. Determine quais serviços de TI você deseja terceirizar, quais são seus requisitos específicos e quais resultados espera alcançar com a parceria.
2. Pesquisa de mercado: Realize uma pesquisa de mercado para identificar as empresas de outsourcing de TI que atendem às suas necessidades. Considere fatores como reputação, experiência, tamanho da empresa, portfólio de clientes, certificações e competências técnicas.
3. Solicite propostas: Entre em contato com as empresas selecionadas e solicite propostas detalhadas, incluindo escopo de trabalho, cronograma, equipe proposta, metodologia, custos e referências.
4. Avalie as propostas: Considere a adequação das propostas às suas necessidades, a experiência da empresa, as competências técnicas, a abordagem proposta, a escalabilidade, os custos e os termos contratuais.
5. Verifique referências e experiência: Peça referências sobre qualidade dos serviços, capacidade de entrega, capacidade técnica dos colaboradores e conformidade com prazos e orçamentos. Tire todas as dúvidas para escolher assertivamente.
6. Contrato e negociação: Depois de escolher a empresa de outsourcing de TI é hora de analisar o contrato. Certifique-se que estejam detalhadas todas as responsabilidades, prazos, custos, métricas de desempenho, direitos de propriedade intelectual, confidencialidade e outros termos relevantes.
7. Início da parceria: Antes de iniciar oficialmente a parceria, alinhe expectativas e estabeleça um plano de transição, definindo marcos e metas específicas. Estabeleça canais de comunicação eficazes e discuta os processos de gerenciamento e monitoramento contínuos.
Lembre-se, ao contratar uma empresa de Outsourcing de TI é importante avaliar as capacitações técnicas dos profissionais que fazem parte do Banco de Talentos da mesma, projetos já realizados, credibilidade e experiência no mercado. Os profissionais terceirizados irão ajudar a sua empresa a desenvolver seus projetos de TI com muito mais expertise e agilidade, além disso, irão alavancar a sua transformação digital.
A Bluecast pode te ajudar em todo esse processo. Temos uma ampla rede de networking e parceiros e temos em nosso Banco de Talentos acima de 500 profissionais capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade.