Você está visualizando atualmente O que faz um cientista de dados e um arquiteto de soluções?

O que faz um cientista de dados e um arquiteto de soluções?

  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

A transformação digital acelerou a procura por inovações, principalmente tecnológicas, para que os negócios pudessem se diferenciar e concorrer no atual mercado, atrelado a isso, também cresceu a demanda para reduzir custos, aumentar a flexibilidade e melhorar processos dentro das empresas. Com isso, surgiram (e ainda estão surgindo) tecnologias que exigirão dos profissionais um novo perfil de trabalho.

Um relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial, afirma que essas profissões do futuro, análise e ciência de dados terão maior aumento de demanda de profissionais qualificados até 2025 com a criação de 97 milhões de novos empregos no mundo.

Mas, você sabe o que fazem esses profissionais? É sobre a profissão de cientista de dados e arquitetos de soluções que falaremos nesse artigo.

O que faz um cientista de dados?

Primeiramente, vamos explicar o que é a ciência de dados.

É a área de organiza, analisa e compila todos os dados vindos de vários locais, de maneira a gerar informações relevantes para a empresa.

Hoje, os dados são ouro! Eles são as ferramentas mais importantes da empresa, pois toda tomada de decisão passará por uma análise minuciosa dos dados e sendo assim, é preciso ter um profissional que saiba lê-los de modo a torná-los uma vantagem competitiva para a corporação. Por isso, eles são bastante requisitados.

O perfil do cientista de dados é mais analítico, estratégico e matemático e uma das suas funções é pensar quais seriam as perguntas que os dados devem responder para que um desenvolvedor crie um sistema e sejam extraídas essas informações.

Mas, o que é preciso fazer para se tornar um cientista de dados?

Para se tornar um cientista de dados, é recomendável saber a base de programação, estatística e ter conhecimento em algumas linguagens como Python, Scala e Java, assim como, realizar um curso na área para ter mais embasamento técnico. Além disso, conhecer um pouco das outras áreas da empresa é muito importante, pois o cientista de dados lidará com vários públicos internos e precisará conhecer a demanda deles para poder obter e analisar as informações mais pertinentes a cada necessidade.

Porém, para que os dados sejam realmente transformados em informação relevante para a tomada de decisão, existem profissionais de outras áreas que trabalham juntamente com o cientista de dados:

  • Engenharia e Arquitetura de dados: o engenheiro ou arquiteto de dados cria os sistemas para processar todos os dados da empresa.
  • Analista de Business Intelligence: são esses profissionais que irão lidar com a visualização dos dados e relatórios para gerar informações relevantes ao negócio.
  • Engenharia de Machine Learning: este profissional é responsável por enxergar padrões nos dados e criar modelos mais inteligentes e automatizados.

Todos esses profissionais devem estar alinhados com o cientista de dados e entender um pouco de cada área para o fluxo de dados funcionar e gerar informações assertivas para a tomada de decisão estratégica dos líderes.

E o que faz o Arquiteto de soluções?

U.S. Bureau of Labor Statistics estima que o mercado de trabalho para arquiteto de soluções cresça 5% até 2030, projetando cerca de 11 mil vagas. No LinkedIn, no Brasil, são aproximadamente 2 mil vagas abertas para esta posição. Essa demanda crescente está acontecendo também por causa da transformação digital nas empresas e aumento no investimento em Tecnologia da Informação.

Assim como o cientista de dados, o arquiteto de soluções passou a ser peça chave na busca de soluções para que as empresas alcancem seus objetivos.

O papel deste profissional é encontrar soluções para ajustar processos com a infraestrutura técnica para que a empresa consiga conquistar suas metas. Além disso, ele deve ter uma visão geral e ser capaz de liderar e acompanhar todas as etapas dos projetos fazendo com que as soluções propostas sejam integradas corretamente aos sistemas de Tecnologia da Informação.

Para que o resultado aconteça, o arquiteto de soluções tem sob sua responsabilidade mapear e analisar os pontos negativos e positivos da infraestrutura técnica e os possíveis riscos para o negócio.

Ele também irá atender os requisitos dos stakeholders e criar um planejamento de soluções estratégico que atendam às necessidades do negócio.

E sua pergunta agora pode ser, e como se desenvolver para entrar nesta área?

Alguns requisitos são muitos importantes e os mais exigidos em processos seletivos para a função de arquiteto de soluções são:

  • Conhecimento das ferramentas de TI como softwares, sistemas, cloud computing, modelagem, banco de dados, big data e algumas linguagens de programação.
  • Capacidade analítica, ou seja, entender as necessidades do cliente e avaliar todos os prós e contras para poder traçar soluções que resolvam esses problemas de forma mais assertiva, rápida e com menos custo.
  • Estar disposto a aprender sempre, afinal, esta é uma área em constante mudança e atualizações e este profissional deverá acompanhá-las.
  • Desenvolver soft skills que hoje, são muito requisitadas para qualquer profissional como, liderança, empatia, capacidade de se comunicar com qualquer público, habilidade em lidar com problemas e ter criatividade para propor soluções mais adequadas para a necessidade do cliente.

Arquiteto de soluções X Arquiteto de softwares X Arquiteto corporativo

É muito comum confundir o arquiteto de soluções com o arquiteto de softwares ou desenvolvedor.

O arquiteto de soluções é o coordenador do projeto e irá propor processos e soluções através de ferramentas disponíveis e o arquiteto de softwares será o profissional que irá desenvolver essas ferramentas e liderar cada etapa de forma mais detalhada.

Outra função que também existe em algumas empresas é o arquiteto corporativo. A diferença deste profissional é que ele tem uma visão ampla de toda a empresa e o arquiteto de soluções tem uma visão mais segmentada, oferecendo um suporte técnico para garantir que as soluções propostas estejam alinhadas com os padrões da arquitetura corporativa.

E sua empresa, precisa de profissionais com esse perfil? Então, fale com a Bluecast.

A Bluecast é uma empresa de outsourcing com ampla rede de networking e parceiros e um Banco de Talentos acima de 500 profissionais capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade.