A pandemia trouxe consigo novos hábitos e reestruturações, principalmente dentro das empresas. Uma delas foi a adequação ao trabalho remoto e também a forma de contratação dos profissionais, principalmente levando em conta as diferenças de CLT x Outsourcing.
Muitas organizações estão repensando se a tradicional contratação CLT (com carteira assinada) vale a pena ou se é mais vantajoso contratar via Outsourcing, principalmente se tratando de profissionais da área de tecnologia.
Afinal, quais a vantagens da contratação CLT ou terceirização outsourcing? É sobre isso que iremos falar neste artigo.
Quais as diferenças entre contratar CLT e Outsourcing?
Trabalho CLT
O modelo de contratação CLT é o mais tradicional no Brasil e possui leis determinadas. Até o primeiro semestre de 2022, o país tinha saldo de 42,24 milhões de empregos com carteira assinada. De acordo com o Ministério do Trabalho, 1,56 milhão de vagas formais de emprego foram criadas no país entre janeiro e julho de 2022, porém, o número representa um recuo na comparação com o mesmo período de 2021, quando foram criadas 1,79 milhão de vagas.
Cada vez mais, a forma de contratação é revista por empresas de vários segmentos. Contratando via CLT, a empresa possui um acordo de trabalho com o funcionário que passa a cumprir determinadas horas de trabalho, com salário fixo e todos os benefícios exigidos por lei. Para o funcionário é uma segurança, pois caso seja demitido sem justa causa, terá rescisão, seguro-desemprego e fundo de garantia. Porém, alguns profissionais preferem outro tipo de contratação para que possam ter flexibilidade de horários e escolher o projeto a que se quer dedicar.
Para a empresa, também existe a segurança de contar com o colaborador via CLT, porém, assume toda a burocracia de contratação e altos encargos, já que é responsável pelo recolhimento de INSS e FGTS, 13º salário, benefícios, férias remuneradas, etc, e ainda, pode estar sujeita a processos trabalhistas.
Somando-se a esses custos, a empresa ainda deverá considerar os gastos envolvidos com recrutamento e treinamento constante para a atualização desses colaboradores.
Em se tratando de profissionais da área de tecnologia, esses treinamentos deverão ser constantes, pois a cada dia, surgem novas tecnologias e linguagens que deverão dominar para propor soluções que ofereçam vantagem competitiva aos seus empregadores.
E o Outsourcing, como funciona?
Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos desta área, com mais expertise, agilidade permitindo à empresa contratante ficar focada em seu core business. Além disso, quando a organização contrata um serviço de outsourcing ela ganha também em expertise do profissional alocado, alto desempenho nos projetos de TI e reduz seus custos, pois geralmente, este tipo de profissional é mais custoso e também difícil de se contratar, justamente pela alta procura.
Para aquelas empresas que precisam reduzir seus custos de TI, precisam de um profissional com habilidades específicas para realizar um projeto sazonal ou ainda, precisam atender a uma demanda urgente que a equipe interna não consegue assumir, o ideal é contratar um serviço de Outsourcing.
Quais as vantagens de um serviço de Outsourcing de TI?
- Agilidade
- Alta performance
- Produtividade
- Profissionais sempre treinados e atualizados
- Controle de gastos
- Foco no core business
- Otimização de processos
- Projetos com tempo determinado
- Segurança
- Consultoria
Afinal, o que é melhor para minha empresa?
Como vimos, existem muitas diferenças entre a contratação de um profissional CLT e via terceirização de Outsourcing.
Cada empresa deverá determinar os objetivos a serem atingidos e estar ciente de todos os encargos e responsabilidades em cada um dos processos.
É importante ressaltar que a tecnologia é uma área em constante evolução e a cada dia surgem novas que irão necessitar de profissionais capacitadas para lidar com elas.
O grande desafio de todas as empresas, grandes ou pequenas, é inovar para obter vantagem competitiva, entregando aos seus clientes produtos e serviços que superem suas expectativas. Neste processo, o departamento de TI é um dos grandes responsáveis por realizar essas ações.
Se você ainda tem dúvida qual é a melhor opção para sua empresa, conte com uma consultoria especializada que fará um estudo de acordo com suas necessidades.
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