A Black Friday já é uma data muito consolidada em que as empresas esperam aumentar suas vendas e lucros de forma significativa. No Brasil, é a segunda maior em vendas, ficando atrás apenas do Natal.
Além disso, neste ano, ainda teremos o mercado aquecido com o Copa do Mundo, Dia das Crianças e Réveillon. Sendo assim, as empresas deverão estar preparadas tanto no que diz respeito a contratação de equipe extra de atendimento, quanto de profissionais de TI para suporte e desenvolvimento de projetos.
E sua empresa, está com a infraestrutura preparada?
Em 2021, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce e um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020, conforme dados da Ebit|Nielsen. O mesmo estudo indica que o ticket médio aumentou e a expectativa é que esse ano, a data gere muito mais resultados.
Uma pesquisa realizada pela Globo, mostra que 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algum produto na Black Friday, um crescimento de 3% em comparação com 2021.
A intenção de compra por produto indica que 34% das pessoas pretendem comprar roupas e calçados, 32% pretendem gastar com alimentação e bebidas e 26% preferem investir na educação, com cursos e escola. Com isso, podemos observar que todos os segmentos terão boas oportunidades para alavancar suas vendas e aquele negócio que estiver melhor estruturado, ganhará vantagem competitiva.
E, para isso, é necessário rever todo o seu processo desde a negociação com fornecedores, compras, logística até mesmo a contratação de mão de obra extra. Ou seja, dependendo dos canais de vendas que você atua, o ideal é contar com auxílio extra em vendedores, atendimento via telefone e chat e suporte ao cliente.
Mas, além dessa operação durante a semana da Black Friday, existe outra que começa junto com o planejamento de vendas, que é o desenvolvimento e o suporte da sua infraestrutura de tecnologia.
Muito provavelmente você tem um e-commerce e precisará fazer melhorias no sistema, irá lançar um novo produto e precisará desenvolver um projeto ou ainda, precisará de suporte especializado para lidar com sua demanda no ERP, site ou comércio eletrônico. É muito comum as empresas também precisarem integrar seus sistemas para terem melhor controle e agilidade na operação neste período e para tanto, será necessário contar com o apoio de um profissional de TI capacitado.
A contratação de um bom profissional de TI é muito importante para assegurar que todos os seus sistemas, seja de vendas, financeiro ou site, estejam funcionando com todo potencial para atender a demanda esperada. Porém, algumas empresas ainda encontram dificuldade de contratar esse tipo de colaborador, já que ele é muito visado no mercado de TI e com isso, acaba sendo um profissional caro em algumas ocasiões.
Com as equipes cada vez mais enxutas e a necessidade de reduzir custos, o Outsourcing surge como uma excelente opção, além de cumprir prazos e desenvolver projetos de alta performance.
Como funciona a contratação de um Outsourcing?
Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos desta área, com mais expertise, agilidade permitindo à empresa contratante ficar focada em seu core business.
É muito fácil fazer a contratação de um profissional capacitado através do Outsourcing:
– Sua empresa demanda um projeto específico e determina o prazo para entrega;
– A empresa de Outsourcing irá analisar o projeto para entender todo o escopo, objetivos e quais as capacidades técnicas que o profissional deverá possuir para atender a demanda solicitada;
– Através da sua rede de networking ou Banco de talentos, a empresa de Outsourcing irá selecionar os profissionais que mais se adequarem ao projeto e apresentá-los à contratante. Esta, por sua vez, poderá escolher aquele que mais estará de acordo com a demanda e também, com a cultura da empresa.
– O contrato poderá ser feito no tempo estipulado e todos os custos já são pré-calculados;
– A grande vantagem é que todos os custos da contratação, treinamento, acompanhamento do projeto e administração do contrato ficará por conta da empresa de Outsourcing. Ou seja, sua empresa só precisará se preocupar com o seu core business.
Quais as vantagens de um Outsourcing?
- Agilidade
- Alta performance
- Produtividade
- Profissionais sempre treinados e atualizados
- Controle de gastos
- Foco no core business
- Otimização de processos
- Projetos com tempo determinado
- Segurança
- Consultoria