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Black Friday: como profissionais de TI podem ajudar?

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A Black Friday já é uma data muito consolidada em que as empresas esperam aumentar suas vendas e lucros de forma significativa. No Brasil, é a segunda maior em vendas, ficando atrás apenas do Natal.

Além disso, neste ano, ainda teremos o mercado aquecido com o Copa do Mundo, Dia das Crianças e Réveillon. Sendo assim, as empresas deverão estar preparadas tanto no que diz respeito a contratação de equipe extra de atendimento, quanto de profissionais de TI para suporte e desenvolvimento de projetos.

E sua empresa, está com a infraestrutura preparada?

Em 2021, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce e um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020, conforme dados da Ebit|Nielsen. O mesmo estudo indica que o ticket médio aumentou e a expectativa é que esse ano, a data gere muito mais resultados.

Uma pesquisa realizada pela Globo, mostra que 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algum produto na Black Friday, um crescimento de 3% em comparação com 2021.

A intenção de compra por produto indica que 34% das pessoas pretendem comprar roupas e calçados, 32% pretendem gastar com alimentação e bebidas e 26% preferem investir na educação, com cursos e escola. Com isso, podemos observar que todos os segmentos terão boas oportunidades para alavancar suas vendas e aquele negócio que estiver melhor estruturado, ganhará vantagem competitiva.

E, para isso, é necessário rever todo o seu processo desde a negociação com fornecedores, compras, logística até mesmo a contratação de mão de obra extra. Ou seja, dependendo dos canais de vendas que você atua, o ideal é contar com auxílio extra em vendedores, atendimento via telefone e chat e suporte ao cliente.

Mas, além dessa operação durante a semana da Black Friday, existe outra que começa junto com o planejamento de vendas, que é o desenvolvimento e o suporte da sua infraestrutura de tecnologia.

Muito provavelmente você tem um e-commerce e precisará fazer melhorias no sistema, irá lançar um novo produto e precisará desenvolver um projeto ou ainda, precisará de suporte especializado para lidar com sua demanda no ERP, site ou comércio eletrônico. É muito comum as empresas também precisarem integrar seus sistemas para terem melhor controle e agilidade na operação neste período e para tanto, será necessário contar com o apoio de um profissional de TI capacitado.

A contratação de um bom profissional de TI é muito importante para assegurar que todos os seus sistemas, seja de vendas, financeiro ou site, estejam funcionando com todo potencial para atender a demanda esperada. Porém, algumas empresas ainda encontram dificuldade de contratar esse tipo de colaborador, já que ele é muito visado no mercado de TI e com isso, acaba sendo um profissional caro em algumas ocasiões.

Com as equipes cada vez mais enxutas e a necessidade de reduzir custos, o Outsourcing surge como uma excelente opção, além de cumprir prazos e desenvolver projetos de alta performance.

Como funciona a contratação de um Outsourcing?

Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos desta área, com mais expertise, agilidade permitindo à empresa contratante ficar focada em seu core business.

É muito fácil fazer a contratação de um profissional capacitado através do Outsourcing:

– Sua empresa demanda um projeto específico e determina o prazo para entrega;

– A empresa de Outsourcing irá analisar o projeto para entender todo o escopo, objetivos e quais as capacidades técnicas que o profissional deverá possuir para atender a demanda solicitada;

– Através da sua rede de networking ou Banco de talentos, a empresa de Outsourcing irá selecionar os profissionais que mais se adequarem ao projeto e apresentá-los à contratante. Esta, por sua vez, poderá escolher aquele que mais estará de acordo com a demanda e também, com a cultura da empresa.

– O contrato poderá ser feito no tempo estipulado e todos os custos já são pré-calculados;

– A grande vantagem é que todos os custos da contratação, treinamento, acompanhamento do projeto e administração do contrato ficará por conta da empresa de Outsourcing. Ou seja, sua empresa só precisará se preocupar com o seu core business.

Quais as vantagens de um Outsourcing?

  1. Agilidade
Os profissionais terceirizados ficam sempre disponíveis para atender às demandas do projeto contratado.
  1. Alta performance
Com a contratação de um Outsourcing de TI, a empresa consegue manter sua infraestrutura de tecnologia de forma contínua e com segurança, minimizando erros e potencializando os recursos disponíveis.
  1. Produtividade
Os profissionais terceirizados focam no projeto contratado com disponibilidade, com os recursos necessários e asseguram a qualidade e agilidade na resolução dos problemas.
  1. Profissionais sempre treinados e atualizados
Os profissionais de uma empresa de Outsourcing estão sempre atualizados com as novas linguagens de programação e softwares.
  1. Controle de gastos
Os custos já estão mensurados na contratação dos profissionais e a empresa não terá surpresas extras.
  1. Foco no core business
O profissional contratado irá manter seus esforços no projeto e os colaboradores da equipe interna de TI poderão ficar à disposição para atender às demandas dos departamentos, focando no core business.
  1. Otimização de processos
As empresas de outsourcing geralmente possuem processos e métodos que buscam otimizar os procedimentos internos para alcançar mais eficiência e qualidade dos projetos.
  1. Projetos com tempo determinado
No outsourcing, a empresa poderá contratar profissionais altamente capacitados para realizar apenas o projeto em um tempo determinado.
  1. Segurança
Uma empresa especialista possui infraestrutura para guardar códigos, documentos e arquivos e a empresa não precisará se preocupar com essas questões.
  1. Consultoria
Uma boa empresa de outsourcing de TI fornece consultoria aos seus clientes quanto a escolha dos profissionais adequados, melhores serviços e softwares para a necessidade do projeto. Ao contratar uma empresa de Outsourcing de TI é importante avaliar as capacitações técnicas dos profissionais que fazem parte do Banco de Talentos da mesma, projetos já realizados, credibilidade e experiência no mercado. A Bluecast pode te ajudar em todo esse processo. Temos uma ampla rede de networking e parceiros e temos em nosso Banco de Talentos acima de 500 profissionais capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade.