Uma tendência que já vinha se consolidando antes da pandemia era a terceirização. Ela já vem sendo utilizada pelas empresas como uma solução para viabilização de projetos e redução de custos de mão de obra. Em 2018, os dados do IBGE – Instituto Brasileiro e Estatística, já apontava que 22% dos trabalhadores brasileiros eram terceirizados. Um levantamento feito pela Transparency Market Research, indica um crescimento de 15% no setor, em 2022. Um dos fatores para este crescimento é a redução de gastos e melhora nas operações que as empresas precisam fazer para que consigam se recolocar no mercado, onde entra o que é e os tipos de outsourcing.
O que é outsourcing?
Com a transformação digital a contratação de uma empresa de outsourcing está mais comum nas empresas. Ela consiste na terceirização de um setor ou uma parte dele com o objetivo de ganhar mais produtividade, eficiência, garantir mais expertise nas atividades e claro, reduzir custos.
No entanto, existem vários tipos de outsourcing e vamos aqui explicar cada um deles.
Quais são os tipos de Outsourcing de TI?
Existem três modalidades de Outsourcing de TI: offshore, nearshore e onshore. Todas elas são soluções que tem por objetivo oferecer soluções de tecnologia para as empresas, porém, cada uma com sua particularidade.
- Offshore
Nesse tipo de outsourcing, a alocação dos processos e infraestrutura é feita em países estrangeiros para prestar serviços tecnológicos. Aqui são requisitados profissionais com alto expertise para garantir a qualidade dos projetos desenvolvidos. Alguns países que costumam utilizar esse serviço são a Alemanha, China, Índia, entre outros.
O benefício para essas empresas ao contratar um Offshore Outsourcing é o de redução de custos e menos despesas trabalhistas. Porém, a língua e culturas locais podem ser um entrave para a comunicação e realização do trabalho.
- Nearshore
No Nearshore Outsourcing, a empresa contratante está também localizada no exterior, porém, mais próximo ao país em que está contratando os profissionais. Por exemplo, no Brasil é comum a contratação de colaboradores para a América Latina.
O principal benefício continua sendo a redução de custo com a mão de obra especializada, mas neste modelo há também as vantagens do fuso horário (que pode ser igual ou com poucas horas de diferença), cultura e idioma, facilitando a comunicação entre empregado e empregador e facilidade na regulamentação das atividades.
- Onshore
Aqui a contratação do profissional acontece dentro do próprio país e com isso, as vantagens, além da redução de custos, são a cultura, idioma, interação mais rápida com o projeto e a equipe, pagamento na mesma moeda, facilidade ao local de trabalho em caso de ser presencial, maior controle das atividades do colaborador, cumprimento das leis trabalhistas e possibilidade de auditorias.
De acordo com a necessidade de cada empresa, é possível escolher o modelo e o profissional mais adequado para desenvolver um projeto sazonal ou de longa duração. As vantagens do outsourcing de TI são muitas, pois além de reduzir custos para a empresa, otimizam as operações e a empresa ganha na expertise do profissional terceirizado.
Quais os principais benefícios do Outsourcing de TI?
O outsourcing em TI engloba serviços de gerenciamento de servidores, gestão da segurança da informação, desenvolvimento de aplicativos e projetos especiais, implantações de softwares de gestão, controle e recuperação de crises, manutenção de operações de rede, entre muitos outros serviços.
As principais vantagens são:
- Redução de custos
A redução de custos é um dos fatores mais considerados quando a empresa decide terceirizar. A empresa de outsourcing fica responsável por fornecer o profissional com as habilidades necessárias à demanda solicitada, além de arcar com os encargos financeiros, controlar os prazos de entrega, treinamentos e assegura a qualidade do projeto contratado. Além disso, os custos já estão mensurados na contratação dos profissionais e a empresa não terá surpresas extras.
- Produtividade
Os profissionais terceirizados focam no projeto contratado com disponibilidade, recursos necessários e asseguram a qualidade e agilidade na resolução dos problemas.
- Projetos com tempo determinado
Caso a empresa possua um projeto específico como uma implantação de ERP, por exemplo, não é vantagem contratar via CLT um profissional. Com o outsourcing, ela poderá contratar profissionais altamente capacitados para realizar apenas um projeto sazonal.
- Alta performance
Com a contratação de um Outsourcing de TI, a empresa consegue manter sua infraestrutura de tecnologia de forma contínua e com segurança. Além disso, existe um planejamento a ser seguido pela equipe contratada, melhorando a gestão da tecnologia, minimizando erros e potencializando os recursos disponíveis.
- Otimização de processos
As empresas de outsourcing geralmente possuem processos e métodos que buscam otimizar os procedimentos internos para alcançar mais eficiência e qualidade dos projetos. Isso acelera a entrega dos trabalhos e garante que a parte operacional funcione de acordo com o planejado. E, a equipe interna poderá ser remanejada para funções mais estratégicas.
- Profissionais sempre treinados e atualizados
Os profissionais de uma empresa de Outsourcing estão atualizados com as mais novas linguagens de programação e softwares. Ou seja, a empresa economizará em treinamento e ainda ganhará com a expertise deste colaborador que trará soluções inovadoras ao negócio.
- Foco no core business
O profissional contratado irá manter seus esforços no projeto e os profissionais da equipe interna de TI poderão ficar à disposição para atender às demandas internas dos departamentos. Assim, a empresa gera mais produtividade e foca no seu core business, sem perder tempo procurando soluções que não tem profundo conhecimento.
- Segurança
Uma empresa especialista possui infraestrutura para guardar códigos, documentos e arquivos e a empresa não precisará se preocupar com essas questões.
- Consultoria
Uma boa empresa de outsourcing de TI fornece consultoria aos seus clientes quanto a escolha dos profissionais adequados, melhores serviços e softwares para a necessidade do projeto.
E como escolher uma boa empresa de Outsourcing?
Na hora de escolher a empresa de Outsourcing que prestará serviços a você, é importante considerar a expertise de mercado que ela possui, credibilidade e clientes que ela já atendeu. Além disso, ter excelentes profissionais em seu banco de talentos com expertises diversas também é um indicativo de que a empresa de Outsourcing de TI irá lhe oferecer o melhor profissional para a sua necessidade.
A Bluecast Outsourcing de TI pode te ajudar em todo esse processo. Temos uma ampla rede de networking e parceiros onde selecionamos profissionais capacitados para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade e prontos para iniciar o trabalho.