Você está visualizando atualmente O que é Onboarding e como implementá-lo
O que é Onboarding e como implementá-lo nas empresas

O que é Onboarding e como implementá-lo

  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Um dos grandes desafios do RH é a contratação de bons profissionais e retê-los.

Vamos entender primeiramente, o que é ser um bom profissional. É aquela pessoa que possui as capacitações técnicas para o cargo, mas também, habilidades e soft skills aderentes com a filosofia da empresa. Deu match? Primeiro passo realizado, porém, este é apenas o começo. O processo da entrada de um novo colaborador envolve muito mais que a contratação.

Para integrar um novo funcionário é preciso que ele se conecte com a cultural organizacional da empresa e assimile sua filosofia, missão e valores. Por isso, o processo de onboarding é tão importante e é sobre ele que falaremos neste artigo.

O que é o Onboarding?

Onboarding como diz a tradução do inglês, é “embarcar” na empresa. Refere-se ao processo de integração do novo funcionário para que ele se familiarize e assimile a missão e valores da empresa e também se integre aos colaboradores que já fazem parte da organização.

Geralmente, o onboarding é liderado pelo RH, mas a empresa como um todo deverá estar envolvida no processo, principalmente as lideranças.

É muito comum que o novo funcionário sinta-se deslocado e perdido no início do trabalho e se não houver um processo eficiente de integração, a probabilidade de sua desistência é grande.

O site de empregos Glassdoor divulgou uma pesquisa mencionando que um programa de onboarding quando bem executado, melhora a taxa de retenção de talentos em até 82%!

Quais são os princípios e objetivos do Onboarding?

O Onboarding tem por objetivo integrar seus novos colaboradores para que eles sejam capazes de assumir os cargos de forma mais ágil e eficiente, além de se adaptarem mais facilmente à cultura da empresa, equipe e ambiente.

Portanto, muito mais que uma integração, o processo de Onboarding consiste em várias interações para que o novo colaborador se sinta parte do todo e saiba onde e com quem deverá conversar sobre cada assunto.

O Onboarding se baseia em 4 pilares:

  • Conformidade: diz respeito às políticas básicas da empresa e engloba o ensino de processos, regras, código de ética e demais diretrizes da organização.
  • Clarificação: entendimento do colaborador quanto às suas funções e alinhamento.
  • Cultura: apresentação e assimilação dos valores, visão e missão da empresa.
  • Conexão: conhecimento da sua equipe e demais profissionais que ele irá interagir.

O Onboarding traz um sentimento de pertencimento e acolhimento, pois com todas as informações claras e sabendo quais são as pessoas de cada equipe e suas funções, o funcionário sente-se mais seguro para começar a exercer as suas atividades. Com isso, o processo de integração pode diminuir a rotatividade da organização. Em média, substituir um funcionário custa cerca de 16 a 20% do seu salário, ou seja, se você perder a pessoa que selecionou seus custos operacionais aumentarão muito.

Como implementar o processo de Onboarding na empresa?

Existem muitas ações que podem ser feitas no Onboarding, mas antes de tudo, o mais importante é planejamento.

Primeiramente, a empresa tem que ter claro quais os objetivos que deseja alcançar com o Onboarding e rever seus procedimentos. A partir deste ponto, planejar as ações que devem ser transmitidas em ordem de prioridade ao novo colaborador.

Crie um check list dos passos, o que será preciso para colocá-los em prática e de quem será a responsabilidade para cada ação. Lembre-se de que o Onboarding eficaz já começa no processo de seleção.

Passo a passo do Onboarding de sucesso

1. Crie um canal de comunicação com o candidato

Queremos ter os melhores profissionais em nossa empresa, não é mesmo?

Então, é importante que ele sinta empatia por parte da organização e que a cultura da empresa tenha conexão com o que deseja.

Aqui é importante dar o feedback de cada passo, desde o recebimento do currículo até a informação de contratação.

Com certeza, mesmo não sendo o escolhido, ele irá ver que sua empresa dá valor ao ser humano.

2.  A escolha do funcionário

O processo seletivo muitas vezes passa por diversas fases e ser selecionado já é uma grande vitória para o candidato. Comemore com ele!

Envie um e-mail simpático informando que ele foi selecionado e informe quais serão os próximos passos. Assim, ele já se sentirá acolhido.

3. Welcome Kit

Vale a criatividade para dar boas-vindas ao novo funcionário. Um kit com um brinde personalizado ou algo que relacione a imagem da empresa é uma forma do novo colaborador se sentir valorizado. Ele ainda poderá postar nas redes sociais aumentando ainda mais a visibilidade da sua ação.

4. Integração com a equipe

A integração com os líderes e equipe de trabalho é um dos passos mais importantes e todos deverão se comprometer com esse processo, pois é aqui é o novo colaborador irá entender melhor suas atividades, conhecer seus pares e líderes, sendo que o papel do líder ou superior imediato é de extrema importância, pois é ele quem irá ser o tutor no início das atividades.

5. Providencie toda a infraestrutura 

Providencie para que o colaborador já chegue no primeiro dia de trabalho com tudo o que precisa de infraestrutura: computador, senhas, material de escritório, crachá, chaves e o que mais se adequar à sua realidade.

6. Empatia 

Todo mundo já passou pelo primeiro dia de trabalho e sabemos o quanto podemos nos sentir fora do grupo. Portanto, ter empatia e introduzir o novo colaborador aos grupos da empresa é muito importante.

Pode ser feito um welcome coffee ou uma reunião on-line com todos os colaboradores que farão parte da sua equipe.

Outro ponto a ser mencionado, é eleger um tutor que será seu orientador por algum tempo. Faça seu novo funcionário se sentir parte do time logo no primeiro dia.

7. Cronograma de treinamento

Disponibilize no primeiro dia de trabalho um cronograma de treinamento, com horários e informações do que será passado. Além disso, links com vídeos informativos da empresa, apresentações, treinamentos técnicos on-line e/ou presenciais.

8. Feedback 

Obtenha posteriormente um feedback sobre o processo de Onboarding para que ele possa ser sempre aprimorado. Tenha também um cronograma de feedbacks de avaliações de desempenho marcadas ao longo do ano para que o funcionário possa ser direcionado corretamente a fim de desempenhar melhor suas funções.

9. Tecnologia

Utilize a tecnologia a seu favor com plataformas mais amigáveis de treinamento, reuniões on-line, apresentações baseadas em storytelling ou gameficação ou até mesmo utilize softwares para fazer admissão digital.  Algumas empresas já possuem esse sistema o que facilita todo o processo admissional gerando melhor experiência ao funcionário.

Quais as vantagens de investir no Onboarding?

– Redução de turnover e aumento da produtividade

Segundo a Digitate, uma experiência negativa de integração pode aumentar em 2 vezes a chance de o novo funcionários buscar outro emprego.

Além disso, uma equipe que trabalha em harmonia produz muito mais.

– Maior engajamento  

Os colaboradores que já se sentem parte do time, trabalham com mais confiança e processam melhor e mais rápido o modelo de negócio, garantido um trabalho com qualidade, comprometimento e resultados.

– Fortalecimento da cultura organizacional

O Onboarding fortalece a assimilação da cultura da empresa de modo mais rápido para que o colaborador entenda quais são as expectativas com sua contratação e como isso se adequa a missão e valores da empresa.

– Retenção de talentos 

Escolher uma empresa para se trabalhar envolve muito mais que somente salário. Envolve reconhecimento profissional, desafios, estar em harmonia com suas atividades e seus colegas de trabalho e principalmente, estar em conformidade com a missão e valores da organização.

Se o colaborador se sentir valorizado e com suas necessidades atendidas, ele irá repensar em trocar de emprego.

O Onboarding é uma forma de ajudar a empresa a ter melhor qualidade de contratação, redução de turnover, maior produtividade, redução de custos e melhor qualidade de vida dentro da empresa.

A Bluecast é uma empresa de outsourcing de TI e realizamos com todos nossos colaboradores um processo eficaz de Onboarding, onde o principal objetivo é deixá-lo preparado para prestar um serviço de qualidade na empresa em que for alocado para desenvolver um projeto de tecnologia.

Temos uma ampla rede de networking e parceiros e possuímos em nosso Banco de Talentos acima de 500 profissionais capacitados em mais de 30 linguagens e frameworks de tecnologia e desenvolvimento prontos para atender a demanda de sua empresa de acordo com sua necessidade.