É muito comum em um ambiente de trabalho ter profissionais de diferentes estilos, perfis e culturas. Isso é muito importante para a diversidade de ideias e visões diferenciadas sobre um assunto. Mas também, pode gerar conflitos, se estes não forem bem administrados. Alguns são bons no sentido de aumentar o crescimento intelectual, emocional e até moral dentro da equipe, mas quando em excesso, podem prejudicar muito o andamento do trabalho em uma empresa, por isso é importante saber como evitar conflitos.
Quase toda a equipe passa por desentendimentos, sendo que 85% dos profissionais relatam que já enfrentaram algum tipo de conflito com seus colegas de trabalho.
Aqui, o papel do líder torna-se muito importante, pois é ele quem deverá identificar até que ponto os conflitos estão prejudicando o andamento das tarefas e agir para que eles não aumentem. O gestor deve entender como gerenciá-los de forma que o conflito se converta em aprendizado e melhoria.
Os problemas mais comuns que geram conflitos são:
- Profissionais com perfis e estilos diferentes de trabalho.
- Promoção de um colaborador da equipe ao invés de outro.
- Os colaboradores não se dão bem e o trabalho não flui
Parecem problemas pequenos, mas que podem trazer à empresa prejuízos como atrasos nas entregas, falta de novas ideias, estagnação profissional, entre outros.
E como lidar com isso? O ideal é que você como líder avalie caso a caso e aplique algumas táticas que possam solucionar esses conflitos:
- Seja transparente e alinhe com a equipe qual é a expectativa em relação ao trabalho de cada um e as respectivas responsabilidades.
- Conheça o estilo de trabalho de cada colaborador, assim você saberá até onde poderá exigir mais e como dar o feedback necessário para o andamento das atividades. Conhecendo seus profissionais, você entenderá se eles preferem, por exemplo, ter feedback em particular, se quer serem promovidos, etc
- Identifique os pontos fortes das pessoas, suas habilidades e aproveite-as a favor da empresa. Um estudo da Gallup descobriu que 40% dos funcionários perdem a disposição se suas principais habilidades forem ignoradas.
- Promova um ambiente de confiança entre a equipe mantendo-a informada sobre as novidades, o que está acontecendo dentro da empresa e possíveis mudanças. Assim você também evita fofocas.
- Ofereça oportunidades de crescimento. Se não for possível uma promoção, coloque seus funcionários em outros projetos importantes, seja liderando novos trabalhos, entrando em conselhos e comitês ou aperfeiçoando outras habilidades.
- Esteja sempre atento às interações dentro da equipe e perceba se existe alguma hostilidade. Neste caso, você precisará conversar com todos diretamente para que o problema se dissolva.
- Peça feedbacks constantes. Reserve um tempo em toda reunião para fazer perguntas sobre pontos delicados. Isso vai lhe ajudar a identificar obstáculos e frustrações que podem ser evitados antes que virem um problema maior.
- Proporcione a infraestrutura ideal para que cada colaborador possa desenvolver bem suas atividades. Eles podem ter sugestões sobre plataformas que os ajudariam a trabalhar juntos com mais eficiência e eficácia, por exemplo.
- Guarde um tempo do seu dia para identificar as raízes dos problemas. Esta ação ajudará a resolver o problema real, em vez de apresentar uma solução paliativa.
- Lidere pelo exemplo, afinal, você mesmo já pode ter tido algum atrito no trabalho e poderá usá-lo como parâmetro para solucionar conflitos na sua equipe. Seus funcionários vão aprender mais com o que você faz do que com o que você diz.
- Não permita comportamentos desrespeitosos, tóxicos ou discriminatórios. Caso ocorram, eles devem ser punidos de acordo com as normas da empresa. Como líder é importante que você preserve os valores da equipe e demonstre o tipo de conduta que é aceitável.
Não existe fórmula certa e lidar com conflitos é um processo de aprendizagem. O importante é que você como líder, tenha o compromisso de conseguir fazer a equipe atravessar períodos complicados e que se mantenham unidos em um objetivo comum.
Nós da Bluecast, prezamos muito pela ética, por nossos valores e um excelente relacionamento com nossa equipe. Por isso, promovemos constantes treinamentos e alinhamentos internos para que todos possam realizar um trabalho de qualidade quando estiverem prestando atendimento na sua empresa.