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Como fazer um planejamento estratégico de TI

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A TI de uma empresa exerce um papel estratégico muito importante, ainda mais com a aceleração da transformação digital. Portanto, fazer um planejamento estratégico de TI consistente e eficaz vai garantir que a organização consiga acelerar seu crescimento através de inovação, automação e modernização de processos. Para tanto, ter uma equipe de profissionais qualificados será um diferencial.

Mas como começar a fazer esse planejamento estratégico e organizar a equipe para atender às diversas demandas da empresa?

É sobre isso que iremos falar neste artigo.

Quais as vantagens de um planejamento estratégico de TI?

A TI é hoje uma grande aliada a qualquer estratégia dentro da empresa e pode ser considerada como um diferencial importante que afeta diretamente na experiência do consumidor. Afinal, é por meio da tecnologia que será possível viabilizar fluxos de trabalho mais eficientes, mobilidade, relatórios, banco de dados e uma melhor jornada de compras para o cliente, além de outras funcionalidades.

E para que tudo funcione dentro do plano macro da empresa, ter um planejamento estratégico de TI bem estruturado garantirá a eficiência no uso de recursos, agilidade e competitividade. Portanto, ele deverá estar alinhado com os objetivos, metas e valores da empresa.

Dentre as várias vantagens de um planejamento estratégico de TI, as principais são:

– Ganho de agilidade e competitividade nas análises de dados e tomada de decisão mais assertiva;

– Aumento da produtividade da equipe e melhor comunicação interna com processos automatizados, informações centralizadas e atualizadas em tempo real;

– Aprimoramento das tecnologias existentes com soluções inovadoras e com menor custo.

Dicas para fazer o planejamento estratégico de TI

  1. Defina quais são as metas e objetivos
É muito importante que o planejamento estratégico de TI comece com a definição das metas e objetivos e deve estar alinhado com o planejamento macro da empresa. Além disso, toda a equipe tem que estar ciente para onde se quer chegar e como. Esses objetivos podem ser de implantação de algum novo sistema, otimização de processos, redução de custos, etc.
  1. Avalie o cenário da empresa e seus concorrentes
Primeiramente é muito importante entender onde a empresa como um todo está, aonde quer chegar e quais recursos possui para que seja possível mapear todos os pontos fortes e fracos e traçar as ações necessárias para atingir cada objetivo proposto. Avaliar seus concorrentes também é fundamental para saber o que eles estão fazendo e soluções que utilizam. E claro, observar sempre os hábitos de seus clientes e ser rápido para alterar a estratégia, caso seja necessário.
  1. Analise seus indicadores de desempenho
Após traçar suas metas, é importante determinar os indicadores de desempenho ou KPIs e monitorá-los, pois eles irão servir de bússola para saber se a estratégia criada está tendo bons resultados e se será  necessário ajustá-la.
  1. Definir o orçamento do departamento de TI
A definição do orçamento de TI dependerá do objetivo macro da empresa e prazos que precisam ser atingidos. Avaliar os números do último ano, como faturamento da empresa, o desempenho do departamento de TI, custos realizados e também uma análise do quanto a concorrência investiu, podem ser bons indicadores para determinar o orçamento para o planejamento estratégico de TI. O investimento em TI pode representar um custo grande para a empresa, portanto, é preciso equilibrar os custos e reduzi-los, se for necessário.
  1. Estabeleça um cronograma
Um cronograma do planejamento irá ajudar a equipe a prosseguir com as estratégias e ações no tempo determinado e com foco no negócio.
  1. Avalie o desempenho da equipe
Assim como checar periodicamente os números dos KPIs, também é preciso rever o desempenho da sua equipe e propor melhorias, treinamentos e orientações, caso seja necessário. Muitas vezes, através dessa avaliação, o gestor poderá entender que será necessário contratar mais pessoas para atingir os objetivos. Aqui, cabe também uma avaliação da necessidade de uma contratação efetiva ou via outsourcing, por conta de custos.
  1. Implemente o plano estratégico
Após aprovado o planejamento de TI é hora de colocá-lo em ação e determinar se será preciso fazer treinamento com a equipe, quais são os fornecedores que irá utilizar, se será necessário comprar novos softwares ou fazer integração de sistemas e ainda, avaliar se precisará contratar mais colaboradores para atingir os objetivos do planejamento estratégico.
  1. Considere a possibilidade de terceirização de profissionais de TI
A terceirização de profissionais de TI através de um outsourcing para desenvolver uma atividade específica do seu planejamento é uma boa alternativa para cumprir prazos, reduzir custos e contar com a expertise técnica de uma pessoa mais capacitada. Além disso, ele agiliza o seu negócio e sua equipe pode focar em outras estratégias da empresa. Investir no outsourcing é uma das maneiras mais eficazes de ganhar produtividade, inovação e reduzir custos.

O que é outsourcing

Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos com mais expertise, agilidade. Além disso, quando a organização contrata um serviço de outsourcing ela pode focar no seu core business e ganhar em expertise do profissional alocado, alto desempenho nos projetos de TI, profissionais especializados e em constante atualização com novas tecnologias.

O Outsourcing agrega valor à empresa e ajuda no crescimento do negócio. Com a terceirização de algumas atividades é possível reduzir custos operacionais e melhorar processos de produção.  Além disso, ele ainda gera outras vantagens como:

  • Agilidade na resolução dos problemas;
  • Com a contratação de um Outsourcing de TI, a empresa consegue manter sua infraestrutura de tecnologia de forma contínua e com segurança;
  • Maior produtividade;
  • Profissionais sempre treinados e atualizados;
  • Melhor controle de gastos;
  • Foco no core business;
  • Otimização de processos e entrega de prazos.

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