A TI de uma empresa exerce um papel estratégico muito importante, ainda mais com a aceleração da transformação digital. Portanto, fazer um planejamento estratégico de TI consistente e eficaz vai garantir que a organização consiga acelerar seu crescimento através de inovação, automação e modernização de processos. Para tanto, ter uma equipe de profissionais qualificados será um diferencial.
Mas como começar a fazer esse planejamento estratégico e organizar a equipe para atender às diversas demandas da empresa?
É sobre isso que iremos falar neste artigo.
Quais as vantagens de um planejamento estratégico de TI?
A TI é hoje uma grande aliada a qualquer estratégia dentro da empresa e pode ser considerada como um diferencial importante que afeta diretamente na experiência do consumidor. Afinal, é por meio da tecnologia que será possível viabilizar fluxos de trabalho mais eficientes, mobilidade, relatórios, banco de dados e uma melhor jornada de compras para o cliente, além de outras funcionalidades.
E para que tudo funcione dentro do plano macro da empresa, ter um planejamento estratégico de TI bem estruturado garantirá a eficiência no uso de recursos, agilidade e competitividade. Portanto, ele deverá estar alinhado com os objetivos, metas e valores da empresa.
Dentre as várias vantagens de um planejamento estratégico de TI, as principais são:
– Ganho de agilidade e competitividade nas análises de dados e tomada de decisão mais assertiva;
– Aumento da produtividade da equipe e melhor comunicação interna com processos automatizados, informações centralizadas e atualizadas em tempo real;
– Aprimoramento das tecnologias existentes com soluções inovadoras e com menor custo.
Dicas para fazer o planejamento estratégico de TI
- Defina quais são as metas e objetivos
- Avalie o cenário da empresa e seus concorrentes
- Analise seus indicadores de desempenho
- Definir o orçamento do departamento de TI
- Estabeleça um cronograma
- Avalie o desempenho da equipe
- Implemente o plano estratégico
- Considere a possibilidade de terceirização de profissionais de TI
O que é outsourcing
Outsourcing é a terceirização de um setor ou uma parte dele e seu objetivo é realizar os processos e projetos com mais expertise, agilidade. Além disso, quando a organização contrata um serviço de outsourcing ela pode focar no seu core business e ganhar em expertise do profissional alocado, alto desempenho nos projetos de TI, profissionais especializados e em constante atualização com novas tecnologias.
O Outsourcing agrega valor à empresa e ajuda no crescimento do negócio. Com a terceirização de algumas atividades é possível reduzir custos operacionais e melhorar processos de produção. Além disso, ele ainda gera outras vantagens como:
- Agilidade na resolução dos problemas;
- Com a contratação de um Outsourcing de TI, a empresa consegue manter sua infraestrutura de tecnologia de forma contínua e com segurança;
- Maior produtividade;
- Profissionais sempre treinados e atualizados;
- Melhor controle de gastos;
- Foco no core business;
- Otimização de processos e entrega de prazos.
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