No momento, você está visualizando CIO, entenda o que é e o que faz

CIO, entenda o que é e o que faz

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Como temos visto, a pandemia acelerou o processo de transformação digital nas empresas e com a crescente demanda pelo trabalho em home office, as pessoas com o cargo de CIO foram muito requisitadas e pressionadas para oferecer suporte a essa nova forma de trabalhar. Mas, não é só isso, os CIOs estão ganhando cada vez mais destaque na elaboração de estratégias e nos resultados operacionais dos negócios digitais.

Mas, afinal, o que significa ser um CIO?

CIO é a sigla de Chief Information Officer, ou seja, é o responsável pela Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa e pela administração dos recursos, das estruturas e das pessoas da área de TI, garantindo que os projetos sejam concluídos em tempo hábil e dentro do orçamento disponível.

Também é de sua responsabilidade supervisionar a compra e a implementação dos produtos de TI, como softwares e hardwares, além dos demais serviços relacionados ao departamento que inclui: o processamento e armazenamento de dados, a manutenção técnica, as redes de comunicação e o desenvolvimento de sistemas de computador, que devem ser padronizados para permitir a integração de todos os processos da companhia, desde a manufatura até o pós-venda.

Na parte estratégica, o CIO deve propor melhorias com o objetivo de aumentar a performance da empresa através da aquisição de novos recursos e monitorar os indicadores de desempenho de TI para melhorar cada vez mais a evolução do seu departamento.

É muito comum confundir o CIO com o CTO (Chief Technology Officer). Na verdade, as funções são diferentes. Enquanto o CIO é mais focado nos sistemas informáticos de uso interno na empresa, a função do CTO está mais associada ao cliente externo

Quais as habilidades que um CIO deve possuir?

O cargo de CIO é muito importante, pois é ele quem vai garantir o acesso ao melhor da tecnologia, permitindo que a empresa se mantenha atualizada, tornando seus processos cada vez mais produtivos e eficientes.

Por isso, algumas habilidades são essenciais:

- Liderança

Ser um bom líder é imprescindível para montar a equipe adequada e o principal, direcioná-la para que tenha sucesso. Para tanto, o CIO deve engajar os colaboradores, delegar funções e acompanhar o desempenho de cada um.

- Comunicação

O CIO é a ponte entre a diretoria e sua equipe. Portanto, saber se comunicar e se fazer entender é essencial.

- Estar sempre atualizado

Nem precisamos falar que o CIO tem que estar antenando a tudo o que acontece de novo na área de tecnologia!

Estar atualizado trará novas formas de melhorar os processos dentro da empresa e sair na frente da concorrência.

O cargo de CIO também está em constante evolução e cada vez mais ouviremos falar dele por sua importância dentro da estratégia da empresa.

A Bluecast é especialista em Outsourcing de TI e se sua empresa precisa de profissionais qualificados, conte com a gente!

CIO é a sigla de Chief Information Officer, ou seja, é o responsável pela Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa e pela administração dos recursos, das estruturas e das pessoas da área de TI, garantindo que os projetos sejam concluídos em tempo hábil e dentro do orçamento disponível.

Também é de sua responsabilidade supervisionar a compra e a implementação dos produtos de TI, como softwares e hardwares, além dos demais serviços relacionados ao departamento que inclui: o processamento e armazenamento de dados, a manutenção técnica, as redes de comunicação e o desenvolvimento de sistemas de computador, que devem ser padronizados para permitir a integração de todos os processos da companhia, desde a manufatura até o pós-venda.

Na parte estratégica, o CIO deve propor melhorias com o objetivo de aumentar a performance da empresa através da aquisição de novos recursos e monitorar os indicadores de desempenho de TI para melhorar cada vez mais a evolução do seu departamento.

É muito comum confundir o CIO com o CTO (Chief Technology Officer). Na verdade, as funções são diferentes. Enquanto o CIO é mais focado nos sistemas informáticos de uso interno na empresa, a função do CTO está mais associada ao cliente externo