Você está visualizando atualmente Metodologias Ágeis, que são e como ajudam.

Metodologias Ágeis, que são e como ajudam.

  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura

De uma forma geral, Metodologias ágeis são maneiras de conduzir projetos com o objetivo de solucionar com maior rapidez os processos e a conclusão de tarefas. Além disso, o agile baseia-se em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, sem tantos obstáculos, com total iteratividade.

A metodologia ágil foi criada a partir das necessidades dos desenvolvedores de software. Na década de 90, o desenvolvimento de softwares era baseado no modelo cascata, ou seja, era concluído uma etapa por vez o que ocasionava inflexibilidade e resistência às mudanças e dificultava o processo.

Através do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, estabeleceu-se quatro fundamentos-chave:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  • Software funcionando acima de documentação abrangente;
  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos,
  • Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.

O novo cenário mundial acelerou a transformação digital e as empresas tiveram que evoluir em busca de processos mais eficientes. Assim, as metodologias ágeis chegaram com o intuito de resolver processos organizados em etapas de produção muito longas, problemas com definição de entregas, comunicações pobres entre as equipes e o desalinhamento de informações entre o time interno e os clientes.

O modelo de entrega ágil é baseado em ciclos iterativos e incrementais, o que traz flexibilidade e adaptabilidade. Uma característica importante é a inspeção e adaptação dos ciclos e iterações, focados em gerar melhoria contínua para as equipes e processos. Cada colaborador consegue realizar a mesma ação de maneiras diferentes, definindo qual o melhor caminho para construir um resultado positivo.

As metodologias ágeis se baseiam em 4 pilares:

  1. comunicação
  2. praticidade
  3. alinhamento de expectativas e colaborações
  4. adaptabilidade e flexibilidade

Objetivos das metodologias ágeis

-Aumentar a agilidade e eficiência dos processos e consequentemente, a tendência é que todas as demais tarefas dentro de uma empresa sejam influenciadas;

-Reduzir atritos, diminuir os obstáculos, cortar o trabalho extra desnecessário, contribuindo para uma gestão de projetos mais focada em resultados e na qualidade do produto final;

-Reduzir processos burocráticos a fim de flexibilizar as operações

Vantagens das metodologias ágeis:

– Melhoria na comunicação e integração entre pessoas 

A comunicação fica mais transparente, direta e eficaz em todas as partes do projeto. Além disso, o método permite o envolvimento das pessoas e há uma grande colaboração entre todos.

– Velocidade nas entregas

Os processos ficam mais ágeis e eficientes e consequentemente, há melhora nas entregas do projeto, tendo em vista que o cliente consegue acompanhar e validar o projeto em várias etapas e pode identificar e solucionar o problema apenas na etapa em questão. Além disso, o método aumenta a transparência dos processos, diminui o prazo estipulado para a entrega, reduz custos de produção e gera economia de recursos.

– Qualidade do serviço

Como a interação entre a empresa e o cliente é maior, podem ser realizados períodos de teste e validação, aumentando a qualidade do produto final e garantindo a satisfação e a fidelização do cliente.

– Independência e produtividade

A simplificação dos procedimentos garante que todos os esforços sejam voltados para a criação de uma solução mais completa. Além disso, os membros da equipe têm uma independência muito maior, podendo buscar alternativas para solucionar problemas e erros de forma mais efetiva.

– Personalização

Há abertura para o cliente e equipes enviarem sugestões de melhorias durante o processo o que garante uma melhor personalização de acordo com a expectativa do cliente.

– Redução de custos

Se sua empresa quer implementar uma metodologia ágil, deve considerar dois fatores:

  • Ser abrangente: considerar a estratégia, a estrutura, os processos, as pessoas e a tecnologia da empresa.
  • Ser interativa: ser flexível para entender que imprevistos podem acontecer e talvez, o rumo do projeto terá que ser alterado.

Tipos de metodologias ágeis:

Existem muitos métodos, mas as mais comuns são:

– Kanban

Kanban, termo de origem japonesa que significa literalmente “cartão” ou “sinalização”.

Seu conceito está relacionado ao uso de cartões para indicar o status de transportes ou fluxos de produção em companhias de fabricação em série.

– Scrum

Consiste em uma metodologia ágil para planejamento e gerenciamento de projetos (especialmente de software) onde cada um deles é segmentado em ciclos, geralmente mensais, conhecidos como sprints, que consistem em um time box (caixa de tempo) ou um intervalo em que um conjunto de atividades deve ser realizado.

– Lean

Surgiu no Japão do pós-guerra, em indústrias automobilísticas que desejavam ser mais produtivas. É uma abordagem mais comum para aplicação no chão de fábrica ou na área de construção.

– DSDM

O DSDM (Dynamic Systems Development Method) fornece uma fundação para implementação da metodologia ágil no projeto, passando por planejamento, gerenciamento, execução e dimensionamento.

Ao aplicar o DSDM, a empresa baseia-se em 6 princípios fundamentais:

  • Valor
  • Envolvimento ativo do usuário
  • Entregas frequente
  • Testes integrado
  • Colaboração do cliente

Segue uma fórmula que busca 80% de implantação do sistema ou solução em 20% do tempo.

– FDD

O FDD (Feature-driven Development) trata-se do desenvolvimento orientado a recursos. É um processo de iteração mais curto, cuja estrutura está mais ligada à forma que o modelo ágil segue. Assim, iterações seguem o mote “design por recurso, construção por recurso” e são realizadas quinzenalmente.

No FDD são aplicados 8 princípios:

  • Modelagem de objeto de domínio
  • Desenvolvimento de recursos
  • Propriedade de componente e classe
  • Equipes de recursos
  • Inspeções
  • Gerenciamento de configurações
  • Modificações regulares
  • Visibilidade de progresso e resultados

– ASD

O ASD – Adaptive Software Development  ou Desenvolvimento Adaptativo de Softwares, possui foco no desenvolvimento de soluções mais complexas. O  objetivo é evitar o caos nas entregas, apostando na colaboração humana e na auto-organização.

Baseia-se em 6 princípios

  • Orientado a missões
  • Baseado em componentes
  • Iterativo
  • Prazos pré-fixados
  • Tolerância a mudanças
  • Orientado a riscos

– SAF

O SAF (Scaled Agile Framework) significa Framework Escalável Agile é um conjunto de padrões que deve guiar a empresa para a aplicação de metodologias ágeis e lean.

O objetivo do SAF é alinhar as equipes ágeis quanto às suas responsabilidades, os valores a serem trabalhados e o nível de entrega. Consiste em um modelo de boas práticas que pode fornecer uma orientação estruturada acerca de papéis e responsabilidades dos envolvidos no projeto ágil.

– Smart

A metodologia Smart é reconhecida por ser uma boa alternativa para criar objetos realistas e possíveis de serem atingidos por sua empresa. Ele se baseia em cinco princípios que são indicados pelas letras do seu nome

  1. S — SPECIFIC – sua meta deve ser bem específica e atingir um ponto de cada vez, diminuindo o risco de interpretações equivocadas;
  2. M — MEASURABLE – sua meta deve ser mensurável, já que objetivos numéricos e exatos são a melhor forma de provar a eficiência do processo;
  3. A — ATTAINABLE – suas metas estabelecidas devem desafiar o time, ao mesmo tempo em que são alcançáveis;
  4. R — RELEVANT – as metas estabelecidas devem ser relevantes para o resultado final da empresa ou do processo;
  5. T — TIME RELATED – é preciso definir um prazo limite para a entrega do projeto, de forma que o time trabalhe com maior foco e efetividade

Desafios das metodologias ágeis

Para implementar uma metodologia ágil é necessário cultivar uma nova cultura dentro da empresa e seguir algumas boas práticas, como:

-Criar um planejamento;

-Alinhar as mudanças com a equipe;

-Treinar os funcionários;

-Realizar análise SWOT, para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio.

A Bluecast está focada na terceirização de mão de obra qualificada e especializada em tecnologia. Nossa equipe identifica o perfil de colaborador mais adequado às necessidades de sua empresa, sempre priorizando a excelência, comprometimento e competência do profissional.

Nossos profissionais trabalham usualmente com a metodologia Scrum, mas não se preocupe, nos adequamos à metodologia utilizada pela sua empresa.